Tonelero: conheça detalhes do novo submarino da Marinha do Brasil

Edição: augusto castro
Com informações do g1 e marinha do brasil
Foto: Marinha do Brasil

O Tonelero (S42) é o terceiro submarino convencional com propulsão diesel-elétrica (S-BR) construído totalmente no Brasil, integrante do Prosub (Programa de Desenvolvimento de Submarinos), parceria estratégica firmada, em 2008, entre o Brasil e a França, que prevê a transferência de tecnologia na área militar-naval.

Foto: Marinha do Brasil

A cerimônia de batismo e lançamento da embarcação contou com a participação dos presidentes dos dois países, Luiz Inácio Lula da Silva e Emmanuel Macron, no Complexo Naval de Itaguaí, localizado no sul do Rio de Janeiro.

Foto: Ricardo Stuckert / PR

O Tonelero foi batizado pela primeira-dama Janja Lula da Silva. “Eu batizo o submarino Tonelero. Que Deus abençoe este submarino e todos os marinheiros que nele navegarem”, disse Janja.

Vídeo: Marinha do Brasil

O programa de transferência de tecnologia entre os países pretende entregar 5 submarinos, sendo 4 convencionais e 1 nuclear, até 2033. Atualmente, 2 submarinos desenvolvidos pelo Prosub já estão em operação: Humaitá e Riachuelo.

O programa contempla ainda a construção do S-BR Angostura (S43) e do SCPN (Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear) Álvaro Alberto.

Riachuelo (S40) Humaitá (S41) Foto: Marinha do Brasil

“Há 16 anos, este lugar de Itaguaí era apenas florestas e pântanos. Hoje é um dos estaleiros de construção de submarinos mais modernos do mundo. Tonelero vai ser sinônimo de uma vitória brasileira, mais industrial, mas sem dúvida uma vitória”, disse Macron.

“Essa parceria representa uma transferência inigualável de tecnologias. Jamais compartilhamos tanto o nosso know-how como com o Brasil”, destacou.

Foto: Ricardo Stuckert / PR

“Tonelero” foi o nome escolhido com base na principal ação naval da Marinha Imperial brasileira na Guerra do Prata (1851-1852), conhecida também como Guerra contra Oribe e Rosas.













Os navios brasileiros transpuseram, sob ataque do Exército argentino, o Passo de Tonelero, que está localizado às margens do rio Paraná, em território argentino.

Foto: Marinha do Brasil
Foto: Ricardo Stuckert / PR

O novo equipamento será equipado com 6 tubos de armas capazes de lançar torpedos, mísseis antinavio e minas. O sistema de combate do submarino possui ainda sensores acústicos, eletro-ópticos e óticos, além de equipamentos de guerra eletrônica.

Confira outras notícias sobre a Marinha no Portal Primeira Página

Vídeo: Marinha do Brasil
Clique aqui!