POR: Rubens vuolo e Lidiane Moraes
edição: gABI BRAZ
o café perfeito
na cafeteira italiana
4 dicas para
MOKA
Foto: Freepik
Conhecida como Moka, a cafeteira italiana é um ícone do café. Inventada em 1933, a pequena máquina de alumínio ou aço inox revolucionou a forma de preparar
a bebida
Foto: Freepik
Confira a seguir as dicas para usar
a cafeteira italiana
Basicamente, ela funciona por meio da passagem de água quente sob alta pressão através do café moído, gerando uma bebida forte e encorpada, parecida com o expresso
1. Tipo do pó
Foto: Freepik
Para usar o Moka, é ideal optar por cafés de moagem grau médio ou grosso, já que a moagem fina pode “entupir” a passagem da água, resultando em um café muito forte e amargo.
2. Café amargo
Foto: Freepik
Se você está achando o café muito amargo, tente pré-aquecer a água antes de colocar na cafeteira e levá-la ao fogo, assim, o tempo de extração do café será melhor, o deixando menos amargo.
3. Não use leite!
Foto: Freepik
Nunca, em hipótese alguma, você deve colocar leite para aquecer na Moka, pois o equipamento não foi feito para isso e pode estragar com o líquido. Além disso, o leite poderá ficar amargo com o processo da italianinha.
4. Drinks e sobremesas
Foto: Freepik
Como o café gerado pelo Moka é superintenso, ele também pode ser usado para preparar sobremesas, como Affogato (tradicional é feito com café expresso), o drink Negroni Coffee e o coquetel Irish.
Foto: Freepik
Gostou? Para conferir
mais dicas sobre café acesse o podcast A Hora do Café do Primeira Página
Clique aqui