6 animais icônicos do Pantanal 

Informações: SOS Pantanal 

Por: Helena Corezomaé

www.primeirapagina.com.br

Diverso, assim poderia ser definido o Pantanal! Segundo o Instituto SOS Pantanal, se o bioma fosse um país, estaria em 39ª lugar entre os países com maior biodiversidade do mundo 

Pensando nisso, fizemos uma lista com 6 espécies que ocorrem no Pantanal e são icônicas para a maior planície alagável do mundo: 

Tuiuiú (Jabiru mycteria) 

É a maior ave capaz de voar do Pantanal, podendo alcançar 1,60 m de altura e uma envergadura de 3 m. Possue cardápio bem variado, se alimentando de peixes, moluscos, répteis, anfíbios, insetos e até pequenas aves e mamíferos. 

Foto: Gustavo Figueiroa 

Onça-pintada (Panthera onca) 

É um felino extremamente musculoso, podendo medir até 2,5 m de comprimento e, em média, pesam entre 65 e 100 kg. Têm a mordida mais poderosa entre os felinos, inclusive mais forte que a do tigre e a do leão, proporcionalmente em relação ao peso e tamanho. 

Foto: Gustavo Figueiroa 

Jacaré-do-pantanal (Caiman yacare) 

Essa espécie pode atingir cerca de 3 m de comprimento, mas apesar do tamanho, ainda é menor e menos agressivo que o jacaré-açu da Amazônia. Uma curiosidade deste animal, é que ele faz ninho nas matas na borda dos rios, próximos a lagoas e também na vegetação flutuante. 

Foto: Gustavo Figueiroa 


Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) 

Esse grande mamífero pode chegar a medir em torno de 2 m de comprimento e pesar cerca de 45 kg. Um pouco lento, mas ao se sentir ameaçado se levanta, mostrando as garras e assim, afugentando uma ameaça. Um tamanduá-bandeira pode comer cerca de 30 mil formigas e cupins por dia. 

Foto: Gustavo Figueiroa 

Arara-azul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus) 

Considerada a maior espécie de arara em todo o mundo, pode atingir cerca de 98 cm de comprimento e pesar em torno de 1,3 kg. Se alimenta de frutos de palmeiras e uma curiosidade acerca da reprodução, é que no Pantanal, cerca de 90% dos ninhos desta ave se encontram em uma única espécie de árvore, o manduvi. A Arara-azul-grande passa boa parte da sua vida em casal.

Foto: Gustavo Figueiroa 

Foto: Gustavo Figueiroa 

Ariranha (Pteronura brasiliensis) 

Medem em média 1 m de comprimento, podendo chegar até 2 m e pesam em torno de 22 kg. Vivem em grupos que podem variar de tamanho de acordo com a região, podendo ter de até 20 indivíduos, formados por um casal dominante.

Quer saber mais sobre o Pantanal e o mundo animal? Acesse 

www.primeirapagina.com.br