A língua portuguesa possui diversas regras e variações em sua essência. Porém, nem sempre conseguimos lembrar de todas as formas corretas ao escrever.
Com este tema em mente, o PP reuniu uma lista com os 5 erros de português mais cometidos pelos brasileiros, segundo o Babbel.
Confira ⮕
1. 'Entre eu e você'
Especialistas dizem que o correto é usar “entre mim e você” ou “entre mim e ti”. Depois de preposição, deve-se usar "mim" ou "ti". Por exemplo: Entre mim e você não há segredos.
2. 'Mal' ou 'mau'
"Mal" é o oposto de "bem", já "mau" é o contrário de "bom". Se ficar de dúvida de qual usar o recomendado é substituir o advérbio pelo seu oposto na frase e ver qual faz mais sentido. Por exemplo: Ela acordou de bom humor; Ela acordou de mau humor.
3. 'Há' ou 'a'
"Há", do verbo haver, indica passado e pode ser substituído por "faz".
Por exemplo: Nos conhecemos há dez anos; Nos conhecemos faz dez anos. Mas o "a" faz referência à distância ou a um momento no futuro.
Por exemplo: O hospital mais próximo fica a 15 quilômetros; As eleições presidenciais acontecerão daqui a alguns meses.
4. 'Tem' ou 'têm'
Tanto “tem” e “têm” fazem parte da conjugação do verbo “ter” no presente. Porém o primeiro é usado no singular, e o segundo no plural.
Por exemplo: Você tem medo de mudança; Eles têm medo de mudança.
5. 'Impresso' ou 'imprimido'
A regra é simples: com os verbos "ser" e "estar", use "impresso". Por exemplo: Camisetas foram impressas para a festa.
Mas com os verbos "ter" e "haver", pode usar "imprimido". Por exemplo: Só quando cheguei em casa percebi que tinha imprimido o documento errado.