O empresário nascido em Bela Vista, município a 313 km de Campo Grande, fez história nas comunicações e na indústria do Brasil.
Ueze ganhou visibilidade e respeito no cenário empresarial, tornando-se um dos líderes mundiais.
Em agosto de 2024, é comemorado os 100 anos desse homem empreendedor, visionário e inspirador para a atualidade.
Ueze é o segundo filho de seis irmãos. O mais velho era Eduardo. A família viveu em Bela Vista por apenas dois anos. Os pais, Laila e Elias, decidiram ir para Campo Grande. Na capital de Mato Grosso do Sul nasceram os irmãos Jorge, João, Nagib e Jeannette.
No centro de Campo Grande, o pai, Elias, abriu um bar. Ele funcionou por 20 anos e foi a primeira experiência de Ueze no mercado de trabalho. Em seguida, criaram a Padaria Moderna e a Torrefadora do Café Nectar.
Adulto, Ueze entrou para o cenário nacional com a sua primeira grande empresa: distribuidora de gás, inaugurada em 1955.
Tudo começou com o desejo da mãe que queria cozinhar num fogão a gás, quando a maioria das casas usava lenha ou querosene.
Ele foi para São Paulo e trouxe o gás para o Centro-Oeste.
O feito alcançou, em 2020, outra conquista: em fusão com a Liquigás, deu origem à Copa Energia, líder no Brasil e na América Latina no engarrafamento, comercialização e distribuição de gás liquefeito de petróleo.
Dois anos depois, entrou no ar a TV Centro América, em Cuiabá. Em 1970, abriram a emissora em Corumbá (MS).
A Rede Matogrossense de Comunicação completa 58 anos. São sete emissoras de TV, seis de rádio e dois portais de notícias nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Todos formam uma das maiores empresas de comunicação do Brasil.
Ueze Elias Zahran era um admirador do cavalo árabe. Neste ano, o grande Prêmio Internacional de Corrida de Cavalos, disputado no Jóquei Clube de Bela Vista, foi uma homenagem ao empresário que tinha um carinho especial por uma das raças mais antigas do mundo.
Em 1998, Ueze e a sua esposa Lucila criaram a fundação sem fins lucrativos para promover e apoiar projeto educativos, culturais, ambientais, entre outros.
Uma forma de diminuir a desigualdade social.
A partir de 2011, o olhar do empresário se voltou para o potencial de crianças e adolescentes na música.
Assim surgiu a Orquestra Grupo Zahran. Depois, a Orquestra Indígena, todas ministradas pelo maestro Eduardo Martinelli.
Além dos quatro grupos de coro.
Ueze Zahran foi convidado pela ONU a fazer parte do pacto global. Nos encontros com líderes internacionais, ele sempre compartilhou as iniciativas estimuladas em suas empresas.
O momento ainda foi marcado pelo encontro do empresário com o então príncipe Charles - hoje Rei Charles III, do Reino Unido.